FÁBIO JOSÉ GRACIANO FALA SOBRE IMPORTÂNCIA DA FORÇA PELO FORTALECIMENTO INER

O vice-presidente do SINEDETAP – Sindicato Nacional dos Decoradores e Tapeceiros – fala sobre a importância da interligação das atividades dos diretores do SINDETAP, quer estaduais ou regionais, dos Representantes Comerciais da ACDB, dos vendedores e dos integrantes do Elo Social em prol do cadastramento de catadores.

O projeto INER visa dar uma oportunidade àqueles que podem hoje se considerar vítimas de um sistema que, como um todo, pune severamente sempre os mesmos em prol do enriquecimento de alguns.

O SINDETAP é um dos primeiros trabalhos a ser deflagado pelo Projeto “Lixo Zero Social 10” visto que através de seus cursos preparatórios qualifica os “catadores” para atuarem como tapeceiros e restauradores de móveis, resolvendo assim dois antigos problemas, um de não se saber o que fazer com os resíduos sólidos moveleiros que não podem ser queimados nem enterrados, e o outro problema, até então insolúvel, o de dar uma ocupação honesta e rentável para estes catadores.

É evidente que o trabalho todo se interliga, pois, estes catadores têm, em primeiro lugar, como integrantes do sistema INER os que se reciclarem pessoalmente neste seguimento.

Nossa visão exige que a primeira matéria a ser ministrada seja a de cidadania, o que é feito pelo Elo Social, que não ministra só a matéria de cidadania, mas outras 12 matérias que terão o objetivo de preparar estes que hoje podem até ser catadores, mas no passado certamente tiveram uma profissão na vida.

Veja as matérias a serem ministradas pelo Elo Social acessando o link a seguir: